Clique Aqui para entrar. Leva apenas alguns segundos!

Home » Ciências e Matemática » Pergunta

Anonimo

Explique o processo da (digestão, respiração, circulação, excreção) no corpo humano. Identifique os órgãos e sua


Perguntado em Ciências e Matemática - última atividade: 2 ano(s) atrás
Publicada em: 25/05/2011

questão fechada Questão Fechada
Isto é útil ? : 0 0
 
Melhor Resposta

flavia
A digestão - O início do processo digestivo se dá na boca, com a mastigação. A trituração e umidificação do alimento (com o auxílio da saliva) o transforma em bolo alimentar. É nesta etapa do processo que se inicia a quebra do amido, um tipo de açúcar (carboidratos).
A faringe (pequeno tubo comum ao aparelho digestivo e respiratório) está junta a ossos e cartilagens que auxiliam na deglutição (ato de engolir).
Depois de passar pela faringe, o alimento se desloca por um tubo alongado e muscular chamado esôfago. O bolo alimentar é empurrado pelo esôfago por meio dos movimentos peristálticos, que nada mais são que contrações musculares.
Ao final do esôfago encontra-se o estômago, o órgão mais popular quando o assunto é digestão, que tem formato de bolsa. No estômago começa a quebra das proteínas e gorduras.
Logo depois do estômago, está a porção duodenal do intestino delgado. (Todo o aparelho digestório pode ser tido como um grande tubo contínuo, porém alargado em algumas porções). No intestino delgado é continuada a quebra das proteínas e carboidratos, além da absorção dos mesmos pelo organismo.
Na seqüência dos órgãos, o intestino delgado é seguido do intestino grosso. Nele é feita a boa parte da absorção da água que existe nos alimentos. É também no intestino grosso que o bolo alimentar vai se transformando em fezes, que é todo o material não absorvido pelo organismo e que será eliminado.
Chegamos ao final do processo digestivo: depois do intestino grosso, as fezes passam pelo reto, um canal que se abre no ânus, orifício por onde as fezes serão eliminadas.

A RESPIRAÇÂO - 1. A respiração externa - compreende os processos inspiração e de expiração, isto é, a retirada do oxigênio do ar pelas vias aéreas, sua passagem para a corrente sangüínea e a eliminação do gás carbônico.
2. Transporte dos gases - é o processo intermediário correspondendo ao transporte de gases. O sangue leva o oxigênio até as células e recolhe o gás carbônico.
3. Respiração celular - ao entrar nas células o oxigênio penetra na mitocôndria, onde participará de reações químicas junto com a glicose, havendo a produção de gás carbônico e água, além da liberação de energia.
Os produtos da respiração celular:
Gás carbônico é eliminado, pois é tóxico para as células quando em alta concentração.
Água uma parte é eliminada pela respiração sob a forma de vapor e a outra parte e utilizada pelo nosso corpo na manutenção da temperatura e nas reações químicas.
Energia é o grande objetivo de todo o processo de respiração. ë utilizada na sobrevivência das células e na manutenção de nosso corpo vivo e em movimento.

A CIRCULAÇÂO - Nas aves e mamíferos, que possuem um coração dividido em quatro cavidades, a circulação é totalmente separada em um circuito pulmonar e um circuito que passa pelo corpo. O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.
O circuito pulmonar passou a ser conhecido como pequena circulação, que tem por função arterializar o sangue, ou seja, deixá-lo rico em oxigênio. O sangue proveniente de todas as partes do corpo (cabeça, tronco, rins, fígado, pernas etc) chega ao coração pela veias cavas (superior - região da cabeça e inferior - tronco e abdômen) e entra pelo átrio direito. Depois, sai do átrio direto e vai para o ventrículo direito onde se inicia o processo de arterialização. Do ventrículo direto, sai o sangue venoso, através da artéria pulmonar que se bifurca mandando um ramo para cada pulmão.

As artérias vão diminuindo seu calibre transformando-se em arteríolas e, posteriormente, em capilares. Assim o sangue se espalha pelos pulmões e consegue estabelecer um contato íntimo com os alvéolos pulmonares, onde ocorrerão as trocas gasosas. Agora, os capilares se reúnem formando vasos cada vez maiores, até formar as quatro veias pulmonares que chegam na aurícula esquerda. O sangue que partiu do ventrículo direito para os pulmões era venoso e o sangue que retornou, dos pulmões, para a aurícula esquerda é arterial.

O circuito sistêmico (corporal) é conhecido como grande circulação. Essa tem por função levar sangue arterial aos vários órgãos e recolher o sangue venoso do coração. O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo. Depois de ter banhado todos os tecidos, pela rede de capilares, levando oxigênio e coletando gás carbônico, o sangue venoso (rico em gás carbônico) retorna ao coração, pelas veias cavas, para o átrio direito.

A EXCREÇÂO - A excreção é a eliminação dos resíduos metabólicos resultantes das reações químicas das células do organismo. Tais excretas nitrogenados não podem permanecer na circulação sanguínea por serem tóxicos. Eles podem ser a amônia, a ureia e o ácido úrico. Os animais amoniotélicos excretam a amônia por ser uma substância muito solúvel em água; os animais uricotélicos excretam ácido úrico, que é muito pouco solúvel e não precisa de quantidade relevante de água; os animais uriotélicos excretam ureia, que requer pouca quantidade de água e é bem adaptada à excreção humana, pois precisamos economizar o máximo de água possível. Nossa excreção é feita pelos néfrons, que são a unidade filtradora dos rins. Existem cerca de um milhão de néfrons em cada rim. Nosso rim é do tipo metanefro, pois retira todos os metabólitos direto do sangue. 99% da água é reabsorvida e no ducto coletor é formada a urina, armazenada na bexiga e liberada pela uretra.
Dois hormônios atuam na excreção humana: a aldosterona e o hormônio antidiurético (ADH). O ADH é liberado pela hipófise e facilita a reabsorção de água nos néfrons. O álcool inibe o ADH, produzindo urina mais diluída e abundante. A aldosterona, das supra-renais, aumenta a reabsorção de íons nos túbulos do néfron e atua, portanto, no controle osmótico do sangue.
Alguns problemas do trato urinário são a uremia - elevação da taxa de ureia no sangue; a glomerulonefrite - inflamação dos glomérulos; os cálculos renais - acumulação de cristais de sais minerais nos rins.


Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

julio
explique o processo de excreçao no corpo humano.identifique os orgaos e suas respectivas funçoes no processo

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

cocovaldinhuu
nois ki tá mano
porque agora é nois depois é nois denovo ....
tipo guerrilha

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

Mariane
simples e pratico a funçao da digestao e feita pela boca que passa pela faringe e depois ao esofago e depois chega ao estomago onde vai ser empurrado ao intestino delgado....

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

no-no-intestino
nao esta havendo passagen de ar no intestino

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás
cê num tem fessô ñ

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

eu
Morriiiiiii

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

kety
o bolo alimentar e empurado para o figado

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

thathaaaaaaaaaa
e noiz ke ta blza

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

thathaaaaaaaaaa
kurtiu ke bom se nao pobrema seu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkk

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

thais-fernanda-
bobo e assim
msmo tdo
ki ve le

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

mari
Onde a digestãp tem inico ? Explique

Isto é útil ? : 0 0   - 3 ano(s) atrás

titica
qual e a resposta dessa pergunta [do intestino grosso,o que nao e utilizado pelo organismo e eliminado em forma de fezes

Isto é útil ? : 0 0   - 2 ano(s) atrás

Anonimo- 201203
Quer um cafezinho também?

Cria vergonha na cara e deixa de ser vagabundo.

Isto é útil ? : 0 0   - 2 ano(s) atrás

raita
eese site nao serve pra nada

Isto é útil ? : 0 0   - 2 ano(s) atrás

felipe
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vila da puda seus corno

Isto é útil ? : 0 0   - 2 ano(s) atrás

LOIRA
OBRIGADA FLAVIA PELO TEXTO ME AJUDOU MUITO

Isto é útil ? : 0 0   - 2 ano(s) atrás
QualaResposta -2013 - Conteúdo licenciado sobre a licença Creative Commons - Ajuda - Termos de Uso e Privacidade- Tempo de execução: 0.080 segundos.